Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
11 de novembro de 2025
Entre os dias 16 e 24 de novembro, celebramos em toda a Europa a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
O tema definido pela EWWR para 2025 é "Liga o valor, desliga o resíduo!", e o Grupo de Trabalho de Ambiente do PACOPARassociou-se uma vez mais à iniciativa, promovendo uma ação de sensibilização e recolha solidária.
Este ano, a campanha centra-se na recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, em colaboração com o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, no âmbito da campanha nacional Quartel Electrão.
Objetivos:
. Promover a prevenção de resíduos e o encaminhamento adequado de equipamentos elétricos e eletrónicos;
. Apoiar o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja através da entrega de material para reciclagem.
Como participar:
Entregue os seus equipamentos elétricos e eletrónicos - computadores, rádios, pilhas, lâmpadas, ferramentas, cabos, frigoríficos ou máquinas de lavar - diretamente no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja.
Contamos com a colaboração de todos!

CQE recebe evento "Competitividade e Descarbonização - O futuro da Indústria Química Portuguesa" promovido pela APQuímica
29 de outubro de 2025
A APQuímica realizou, no dia 29 de outubro de 2025, o evento “Competitividade e Descarbonização – O Futuro da Indústria Química Portuguesa”, que reuniu mais de 100 participantes no Centro de Negócios do EcoParque de Estarreja.
A manhã foi dedicada ao Complexo Químico de Estarreja, com uma visita técnica às instalações das empresas Air Liquide, Bondalti, CIRES e DOW, proporcionando aos participantes uma perspetiva direta sobre o trabalho desenvolvido por empresas químicas do país e o seu contributo para a transição energética e a descarbonização.
A sessão da tarde centrou-se na apresentação das principais conclusões do Roteiro para a Neutralidade Carbónica da Indústria Química Portuguesa 2050 (RNCIQ PT 2050) e do Estudo de Competitividade da Indústria Química Portuguesa, dois trabalhos promovidos pela APQuímica, que contaram com o apoio técnico das consultoras EY e Shiftify, e que definem cenários e prioridades estratégicas para o futuro do setor, identificando igualmente os principais desafios envolvidos e propostas para os ultrapassar.
A sessão de abertura contou com intervenções da CIRES em representação do Complexo Químico de Estarreja e do PACOPAR, do Presidente da APQuímica, e da Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dra. Isabel Simões Pinto, que destacou o papel estruturante do complexo químico de Estarreja na economia local e nacional.
Num momento de grande transformação e turbulência geopolítica, com fortes desafios para o setor, regressámos assim a ambiente industrial, para fechar o projeto de desenho do RNCIQ PT 2050 desenvolvido pela APQuímica e pelos seus associados com apoio PRR, e para discutir o futuro da Indústria Química, com a apresentação das principais conclusões do Estudo de Competitividade do Setor.
Assumindo Competitividade e Descarbonização como os dois grandes vetores – interdependentes – de evolução futura da Indústria Química, como implementar os cenários de descarbonização previstos no RNCIQ PT 2050 neste novo contexto?
E, replicando a discussão europeia em curso, como preservar a competitividade e a permanência em Portugal deste setor crítico para a restante indústria, economia e Sociedade?
Estes foram tópicos que serviram de mote para as mesas redondas de debate sobre os desafios e oportunidades da descarbonização e da competitividade do setor, com a participação de representantes da Agência para o Clima, Agência Portuguesa do Ambiente, HyChem, DG Energia e Geologia, Banco Português de Fomento, DG Atividades Económicas e DOW.
As notas finais estiveram a cargo da Bondalti, em representação do Complexo Químico de Estarreja, com uma reflexão sobre o estado atual e os desafios e caminhos futuros da indústria química em Portugal. O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Dr. Manuel Castro Almeida, realizou a intervenção de encerramento do evento, reforçando a importância de trabalhar de forma integrada o processo de descarbonização do Setor e o reforço dos seus fatores de competitividade.
O evento reforçou o compromisso da indústria química nacional com a sustentabilidade, em particular com a descarbonização e transição energética, e a inovação, num contexto de competitividade, reunindo empresas do setor, entidades de ciência e tecnologia e outros parceiros, entidades públicas e decisores políticos, num espaço de diálogo e partilha de conhecimento sobre o futuro do setor.
Mais informações:

3ª Reunião Plenária PACOPAR
10 de outubro de 2025
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental, um tema que esteve em destaque na nossa Reunião Plenária de 8 de outubro, realizada no Centro de Negócios de Estarreja.
Ao longo da manhã, partilhámos boas práticas e experiências que refletem o caminho que as empresas e entidades parceiras têm vindo a fazer na promoção da saúde mental e do bem-estar, dentro e fora do contexto laboral.
A psicóloga Ana Sofia Oliveira (AEE) trouxe uma reflexão inspiradora, lembrando que a saúde mental começa muito antes da vida adulta e que “o que acontece na infância não fica na infância”, reforçando a importância de cuidar das crianças e jovens que serão os profissionais do futuro.
O encontro contou ainda com os contributos de Alexandra Paiva (Bondalti), António Oliveira (CIRES) e Norberto Monteiro (CME), que partilharam projetos e práticas implementadas nas suas organizações, demonstrando que o bem-estar das pessoas é uma prioridade transversal no painel.
Além deste momento de reflexão, os Grupos de Trabalho - Comunicação, Prevenção de Riscos e Ambiente - apresentaram as suas atividades recentes e próximos desafios, reforçando o compromisso coletivo do PACOPAR com uma atuação sustentável, segura e humanizada.
Continuamos a acreditar que cuidar das pessoas é o primeiro passo para cuidar da comunidade.
Hoje e todos os dias, promovemos o diálogo, a cooperação e o bem-estar em Estarreja.

Concurso 25 anos identidade
30 de setembro de 2025
Ainda vai a tempo: O PACOPAR celebra 25 anos em 2026 e desafiou a comunidade a criar o selo comemorativo desta data.
Com o regresso ao trabalho e às aulas, sabemos que setembro foi um mês cheio. Por isso, o prazo de candidaturas foi alargado até 31 de outubro de 2025.
Quem pode participar?
Pessoas com 10 ou mais anos, naturais ou residentes em Estarreja.
Prémio: 200€ em cartão
Envie a sua proposta para info@pacopar.org e consulte o regulamento: https://www.pacopar.org/pt/media/noticias/concurso-de-identidade-visual-dos-25-anos-do-pacopar--novo-prazo/
Agora, mãos à obra e deixe a sua criatividade marcar a história do PACOPAR!